Legislação · Guatemala
ALEGALIS analisa o impacto da reforma do IUSI na Guatemala
ALEGALIS analisa os principais efeitos do Decreto 18-2026 para pessoas físicas e jurídicas com patrimônio imobiliário na Guatemala, uma reforma que altera o tratamento do Imposto Único sobre Imóveis (IUSI) conforme o uso de cada propriedade.

ALEGALIS analisa os principais efeitos do Decreto 18-2026 para pessoas físicas e jurídicas com patrimônio imobiliário na Guatemala, uma reforma que altera o tratamento do Imposto Único sobre Imóveis (IUSI) conforme o uso de cada propriedade.
A análise, elaborada por Mildred María Almengor Roca, diretora do departamento de direito societário do ALEGALIS, aborda especialmente as consequências da reforma para quem possui vários imóveis, bem como seu impacto sobre proprietários, empresas e investidores imobiliários.
O Decreto 18-2026, aprovado pelo Congresso da República em 29 de julho de 2026 e publicado em 28 de agosto, altera a Lei do Imposto Único sobre Imóveis, Decreto 15-98.
Residências e imóveis de uso misto
Uma das principais mudanças é a aplicação de uma alíquota de zero por mil aos imóveis destinados à moradia e àqueles de uso misto.
Isso inclui, por exemplo, uma residência onde também funcione uma loja, padaria, salão ou outro pequeno negócio, desde que mantenha seu caráter residencial.
Segundo a análise de Mildred María Almengor Roca, a reforma não estabelece um limite para o número de imóveis residenciais que um proprietário pode ter para se beneficiar da alíquota zero. Portanto, uma pessoa com várias residências poderá se enquadrar no novo tratamento, desde que os imóveis mantenham uso residencial.
O uso do imóvel será determinante
ALEGALIS destaca que o fator relevante para determinar a tributação será o uso da propriedade, e não necessariamente a existência de rendimentos dela decorrentes.
Uma residência alugada de forma permanente manteria sua classificação residencial e, portanto, a alíquota de zero por mil. Já os imóveis usados para locações de curta duração ou hospedagem turística, inclusive os oferecidos por plataformas como o Airbnb, poderão ser considerados de uso comercial.
Essa distinção torna especialmente importante documentar corretamente a destinação efetiva de cada imóvel.
Nova alíquota para imóveis comerciais
Os imóveis exclusivamente comerciais — como escritórios, galpões, lojas e edifícios corporativos — continuarão sujeitos ao IUSI, mas com uma nova estrutura de alíquotas vinculada ao seu valor.
O regime estabelece uma alíquota de 3 por mil para imóveis de até Q500.000; 6 por mil para aqueles com valor superior a Q500.000 e de até Q1 milhão; e 9 por mil para imóveis cujo valor ultrapasse Q1 milhão.




